Oi pessoal, como vão? Tudo bem? Hoje eu vou mostrar para vocês os 8 passos obrigatórios para saber como importar da China legalmente. Bom o primeiro passo é definir o mercado de atuação, então agente vai precisar escolher um nicho.
Ou seja, você precisa definir o nicho que você vai querer entrar. Lembrando eu indico que evitem eletrônicos e roupas de marca porque o mercado de eletrônicos é um mercado que requer muito dinheiro, e normalmente é um mercado de peixe grande.
Mesma coisa que roupas de marca, então pra concorrer com o pessoal que vai trabalhar com o mercado de eletrônicos você vai precisar de dinheiro para barganhar com seu fornecedor, eu indico que não tente entrar nesse mercado, mas cada um escolhe o mercado que tiver interesse.
E outra coisa, para vender roupas de marca você vai precisar da licença da marca para importar e essa licença não é fácil de se conseguir.
No site da INPI vocês vão poder acompanhar e descobrir quem é o detentor da marca e até, de repente, conseguir a licença de alguma marca para importar, porque quando a mercadoria ela entra no porto ou no aeroporto, o agente da receita federal vai exigir do despachante aduaneiro a licença da marca para importar.
Outra coisa, no caso de escolha de nicho eu recomendo que vocês entrem no site do MercadoLivre.com.br, analisem a concorrência, analisem que produtos que tem já alguma quantidade de venda.
Veja se produto já tem uma boa quantidade de venda, dessa forma já da para entender que esse produto tem demanda, então não necessariamente é um produto que agente vai colocar no mercado sem saber da possível demanda.
Concorrência
E não se preocupem muito com concorrência, porque a concorrência tem todos os mercados, então não coloquem a concorrência como o grande fator limitante de entrada no mercado.
O segundo o passo é a abertura da empresa, fale com um contador e abra uma empresa. Se você quiser comprar um produto importado da China para revender a gente precisa de uma empresa, precisa de um CNPJ, lembrando para evitar MEI (microempreendedor individual), porque o MEI pode ter problema na habilitação no RADAR, que é a habilitação para operar no comércio exterior que a receita federal exige das empresas no Brasil.
Também lembrando que alguns produtos precisam de licença especial para operar, no caso de alimentos, no caso medicamentos. Nesse caso entre em contato com a ANVISA
Então o passo 3 é a habilitação no RADAR, então a gente criou a empresa, a gente já verificou as licenças necessárias para a importação tal tipo de produto, a gente habilita no RADAR, então a gente entra com a documentação e com o preenchimento de uma habilitação que se chama Anexo único (tem o site da receita federal pra baixa).
Compre no Wish
A pergunta que não quer calar é se o aplicativo wish é confiavel e se pode-se comprar no Wish para importar. E sim, o aplicativo Wish é confiável e seguro e você pode efetuar suas compras nele.
Não deixe de ler a avaliação dos vendedores e de barganhar uns valores melhores se você for comprar em quantidade. Vale a pena estudar seu fornecedor.