De lavar o cabelo a regar o jardim – usamos muita água todos os dias, mas podemos determinar quanto exatamente? Essa é uma tarefa difícil, principalmente porque raramente prestamos atenção a ela em nossa rotina diária.
Embora fechar as torneiras enquanto escovar os dentes possa parecer um problema trivial, todas as atividades domésticas contribuem para um grande desperdício de água.
Estima-se que desperdiçamos mais de 250 bilhões de litros de água anualmente! A boa notícia é que reduzir o consumo de água é mais fácil do que você pensa.
Aqui estão 5 maneiras fáceis de economizar água no dia a dia, não se esqueça de verificar sua embasa segunda via para saber se há mesmo um alto consumo de água ou se você está pagando altos valores de encargos e multas.
1. Encontre vazamentos na torneira
Se você notar gotejamento de uma torneira torcida, provavelmente está lidando com uma válvula com vazamento. Você acha que isso é um pouco? Temporariamente sim. Mas com o tempo, o problema aumentará. Gotejamentos são 5 litros de água por dia.
Vazamentos podem vir de vários lugares. O problema mais comum é o bico, especialmente sua base e a pia. Felizmente, reparar uma torneira com vazamento é simples e barato e pode ajudar a economizar água e dinheiro em suas contas mensais.
2. Verifique se há vazamentos no banheiro
12% do consumo total de água nas residências vem de vazamentos não controlados.
O banheiro é uma das fontes mais comuns desse problema. Um banheiro em operação constante pode desperdiçar entre 1000 e 4000 litros de água por dia e, assim, aumentar sua conta em centenas de zlotys por ano, se você não se livrar da falha.
3. Tome banhos mais curtos
Uma maneira de reduzir o consumo de água é reduzir o tempo gasto no chuveiro. Uma boa maneira é também desligar a água para a hora do sabão e ligá-la novamente somente quando chegar a hora de enxaguar.
Em média, uma pessoa passa cerca de oito minutos no chuveiro, o que se traduz em cerca de 40 litros de água.
Além de limitar o tempo no chuveiro, instale um chuveiro ou aerador que restrinja o fluxo de água através da cabeça ou torneira do chuveiro.
6. Ligue a máquina de lavar somente se estiver cheia
Lave apenas com uma carga completa. Uma máquina de lavar padrão usa cerca de 150 litros de água por ciclo, independentemente do enchimento, portanto, lavar um tambor mal carregado é um grande erro e um desperdício de dinheiro.
Uma maneira de reduzir a conta de água durante a lavagem é pular um ciclo extra de enxágue.
A maioria das máquinas de lavar tem a opção de enxágüe adicional, mas usando a quantidade certa de detergentes, você pode obter os mesmos resultados sem usar litros extras de água.
7. Regue o gramado com moderação
Muitas pessoas pensam que quanto mais rega, mais bonito o gramado cresce do lado de fora da janela. Mas você pode se surpreender ao não regar o gramado com tanta frequência.
De fato, quase 50% da água usada no exterior é desperdiçada por evaporação, vento ou escoamento superficial através de um sistema de irrigação ineficiente.
O excesso de água também leva ao desenvolvimento de muitas doenças de plantas e ao aparecimento de insetos.
Mesmo a pulverização curta, mas diária, é ineficaz porque a água evapora rapidamente e pode levar ao desenvolvimento de sistemas radiculares rasos no solo.
Em vez disso, regue profundamente o gramado uma vez por semana por cerca de uma hora ou mais. I
sso permitirá que a água alcance as raízes onde a umidade é mais necessária.