O que é sorvete italiano?

italianinhaSorvete é um alimento que agrada um público inestimado, e dentre os muitos tipos, o conhecido “soverte italiano”, ou comumente chamado de “gelato italiano”, faz sucesso.

Trata-se de um tipo mais macio e menos denso que os comercializados normalmente, tal fato resulta da introdução de ar durante o congelamento.

O gelato não possui as mesmas propriedades do sorvete comum e requer mais cuidados em sua conservação.

Por ser mais cremoso, a guloseima necessita ser conservada em uma temperatura mais alta para preservar essa característica.

Diferente do sorvete típico que se conhece, a iguaria italiana possui menos de 10% de gordura, além de ter apenas 25% de ar.

Dessa forma, constata-se que, ao congelar o sorvete italiano do mesmo modo que o tradicional, ele perderia sua cremosidade.

Como surgiu o sorvete italiano

A história dessa fascinante iguaria tem origem na cidade de Florença. Entretanto, é válido mencionar que, no século I, Nerone, imperador romano, ordenou que trouxessem neve e gelo das montanhas para que fossem misturados às frutas frescas. Porém, somente no casamento de Maria de Médici, surgiu de fato o famoso sorvete.

Bernardo Timante Buonacorsi, mais conhecido como Buontalenti, foi um arquiteto, escultor, engenheiro miliar, cenógrafo, pintor e artista, além de trabalhar na corte dos Médicis.

Traçou uma vida de muitas realizações, foi responsável pela construção da Gruta do Buontalenti, além de ajudar na complementação arquitetônica de Uffizi. Dentre muitos feitos, ficou popurlamente conhecido também por sua invenção gastronômica.

Em 5 de outubro de 1600, o ilustre homem de qualidades excessivas foi convocado para organizar o casamento de Maria Médici, realizado no grande salão “del cinquecento” de Palazzo Vecchio.

Segundo a história, foram servidos, durante a festa, 25 pratos frios e 30 pratos quente. No entanto, o que surpreendeu a todos foi a deliciosa sobremesa inventada por Buonatalenti, ele inventou uma máquina em que misturava limão, açúcar, clara de ovo e leite, ademais, levou a uma temperatura praticamente congelada.

Desse modo, criou “o sorvete quase congelado de limão”.

Diferença entre sorvete italiano e sorvete expresso

italianinhaEmbora os dois tipos de sorvete sejam deliciosos, possuem diferenças quanto a sua forma de preparo e conservação.

O sorvete expresso é preparado de uma forma mais simples e rápida em máquinas como a italianinha, no entanto, mesmo tendo um preparo ágil, não perde qualidade.

Já o gelato italiano é feito de modo artesanal, possui uma textura diferenciada, além de contar com ingredientes selecionados.

Entre muitas diferenças, a cremosidade do gelato é tida como uma das principais, uma vez que possui um sabor mais intenso e marcante, pois contém menos gordura e mais leite para formar o creme. Portanto, é mais consistente e o gosto de frutas é melhor evidenciado.

Outro aspecto ressaltado diz respeito a densidade, feitos em velocidades diferentes, o sorvete expresso possui mais ar.

Enquanto a guloseima italiana tem cerca de 25% de ar, o que contribui para uma textura mais densa, o sorvete expresso conta com mais de 50%.

Ademais, os ingredientes do gelato precisam ser de alta qualidade para garantir o sabor marcante.

Deixe um comentário